quarta-feira, 30 de junho de 2010

Por que a mosca mexe as patas quando está parada?


As superfícies por onde as moscas pousam normalmente são sujas, o que ocorre é que elas esfregam constantemente as patas para limpá-las e facilitar o trabalho dos receptores que se encontram na ponta das patas e tem a finalidade de identificar o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado. As patas exercerem a função locomotora também. (jura?)

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/moscas.htm

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cuidado com eles!

“Ahahaha olha esse caramujo que morreu afogado!” Provavelmente será a reação de alguma criança desprevinida que avistar o Conus. O que pode ser uma má idéia, já que esse animal tem um pequeno dente ligado a uma glândula de veneno letal.

E ele pode lançar esse harpão em qualquer alvo, inclusive você. Um pequeno Conus pode te dar uma ferroada que vai doer como uma picada de abelha ou vespa, que já é bem desagradável mas não causa nenhum problema mais grave.

Os grandes? Eles atiram com força e velocidade suficiente para atravessar luvas grossas e causam inchaço, dor extrema, paralisia muscular e ainda você pode ficar com uma visão psicodélica vendo tudo através do olhar de um viciado em LSD. Ah, e se não for tratado, você morre.


Fonte: http://www.oversodoinverso.com/5-animais-marinhos-que-voce-nao-acredita-que-podem-te-matar/

Os piolhos de cobra possuem veneno?


O piolho de cobra não é considerado um animal peçonhento, principalmente porque ele não tem aparelho para inocular o veneno. Ele também é conhecido como gouro ou mil pés por ter um montão de perninhas. O piolho de cobra nada tem a ver com cobra. São nomes populares, nomes regionais. É um bicho que tem o corpo bastante articulado. Quando ele se sente molestado, ele se encolhe, por isso é chamado de piolho de cobra.

Apesar de não ser venenoso, o piolho de cobra é um parente distante de outros animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e a própria lacraia. Para se reproduzir ele bota ovos e para se defender, algumas espécies liberam um líquido colorido.

Se por acaso a pessoa manusear o animal. Ele pode soltar essa tinta e essa tinta vai permanecer na mão e nos dedos da pessoa por um ou dois dias, mas não provoca absolutamente nada nem alergia, nem dor nem queimadura, nada. Embaixo da cabeça só tem um aparelho mastigador porque esses animais consomem principalmente verduras, vegetais de um modo geral ou restos de material em decomposição. O animal na realidade tem uma sazonalidade marcante e esse aparecimento é sempre nos períodos quentes e mais chuvosos. Podemos encontrar espécies diferentes de piolho de cobra e em cada grupo uma variedade de tamanho e de coloração. Para diminuir a quantidade de piolhos na região infestada pode-se prestar atenção ao redor da área onde se encontram. O acúmulo de lixo doméstico é um dos fatores que pode estar favorecendo o aumento da população desses animais no local.



Cuidado com elas!

A lula Pfeffer’s flamboyant tem um veneno mortal absoluto que corre por suas veias. Aliás, corre por todo seu corpo. Desde sua pele, tentáculos, olhos... tudo é venenoso nesse animal, o que acaba com toda a graça, né? Mas como ficar preocupado com algo tão pequeno e colorido?
Mas espere, alguns animais, quanto mais coloridos, mais veneno tem.
E essa é a ún
ica lula venenosa do mundo.

Fonte: http://www.oversodoinverso.com/5-animais-marinhos-que-voce-nao-acredita-que-podem-te-matar/

Os equinodermos: As belezas do mar

Ouriço-do-mar ( Arbacia lixula )
Pepino do mar ( Holothuria edulis )


Serpente do mar ( Amphiodia riisei )


Lírio-do-mar ( Davidaster rubiginosa )








Estrela do Mar Almofadada ( Oreaster reticulatus )








Bolacha da Praia ( Leodia sexiesperforata )


A fecundação do ouriço-do -mar


O aparelho reprodutor dos ouriços-do-mar e bastante simples, eles tem sexo masculino e feminino, e realizam a fecundação fora do organismo. Através de movimentos de contração da sua musculatura, eles lançam no mar os óvulos e os espermas que se encontram na água e ali processam a fecundação. Os ovos da fêmea quando fecundados se tranformam em embriões e posteriormente em larvas, que nadam desta forma por algumas semanas, até se fixarem em algum ponto então se transformam definitivamente em um ouriço-do-mar.

Fonte: http://animais.bicodocorvo.com.br/cuidados/o-ourico-do-mar

Proteína no Pepino-do-mar combate a malária, diz estudo.


Um estudo afirma que proteínas de pepinos-do-mar podem ser usadas para bloquear a transmissão da malária. A criatura marinha produz lectina, uma proteína que impede o crescimento do parasita transmissor da malária.

Uma equipe de cientistas de diversos países alterou geneticamente mosquitos transmissores da malária. A modificação fez com que eles produzissem a mesma proteína dos pepinos-do-mar.
A proteína impediu a formação dos parasitas da malária dentro dos estômagos dos insetos.

Mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de malária a cada ano. Cerca de um milhão morrem. Estima-se que 40% da população mundial está exposta ao mosquito transmissor.

O resultado da pesquisa, publicada na revista científica PLoS Pathogens, provou que a técnica é eficiente contra diversos parasitas que causam malária. A lectina é letal para parasitas que ainda estão em fase de formação.

`Estes resultados são muito promissores e mostram que mosquitos geneticamente gerados desta forma têm um impacto evidente na habilidade dos parasitas de se multiplicarem dentro do mosquito hospedeiro´, disse um dos autores do estudo, o pesquisador Robert Sinden, do Imperial College London.

No entanto, ele disse que ainda é necessário realizar muitas pesquisas para desenvolver uma técnica de combate à malária.

`Apesar de a proteína do pepino-do-mar reduzir significativamente o número de parasitas nos mosquitos, ela não a removeu totalmente de todos os insetos. Nossa meta é achar uma forma de mosquitos geneticamente criados na qual o parasita da malária não consiga se desenvolver.´

Para o pesquisador Ron Behrens, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a criação de espécies geneticamente modificadas de mosquitos pode enfrentar problemas práticos no futuro.

fonte:http://www.caicc.org.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=709:proteina-do-pepino-do-mar-combate-malaria-diz-estudo&catid=29:saude

Aprendendo com o Binarme: O exoesqueleto dos Artropodes

Falando em exoesqueletos, o caso mais geral é o dos artrópodes, de que fazem parte os insetos, crustáceos, aracnídeos e diplópodes, que possuem um exosqueleto segmentado, a cujos segmentos se fixam os membros. Nestes animais, o exosqueleto é constituído por duas camadas:

• procutícula – a parte interna, composta de proteínas e quitina é a responsável pela rigidez do exosqueleto; e
• epicutícula – a camada externa, é um complexo de proteínas e lípidos e fornece protecção e impermeabilização à procutícula.

O exosqueleto dos segmentos tem a forma de escudos chamados esclerites, cujas porções laterais tomam o nome de pleurites. Os membros ou apêndices são também cobertos pelo mesmo material, mas são articulados, o que dá o nome à classe – Arthropoda significa “pés articulados”.
Para poderem crescer, estes organismos que têm de se desfazer do exosqueleto "apertado" e formar um novo, um processo designado muda ou ecdise. Por esta razão os metazoários que têm esta capacidade foram agrupados no grupo Ecdysozoa.

A capacidade de mudar o exosqueleto é uma estratégia evolutiva com várias vantagens, principalmente para animais pequenos que vivem na água ou que voam. Em primeiro lugar, um exosqueleto não mineralizado é mais leve e exige menos energia a formar-se. Por outro lado, apesar de existirem muitos ecdisiozoários que não mudam de forma ao crescerem, a possibilidade de mudar a “pele” permite-lhes também mudarem de forma, as metamorfoses que permitem que o animal se adapte a novos ambientes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exosqueleto

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Por que os ácaros fazem mal ao ser humano?

Os ácaros são artrópodes microscópicos, que vivem de 2 a 4 meses, de modo que suas fêmeas colocam entre 50 a 100 ovos por mês. Esses animais têm uma preferência por ambientes escuros e úmidos, se alimentando de restos de comida, fungos, insetos e, principalmente, dos resíduos da descamação da pele humana e de outros animais. Esses resíduos, no caso do homem, são deixados em travesseiros, colchões, roupas, entre uma série de outros lugares. Portanto, para conseguir seu alimento, os ácaros se alojam nesses locais, onde os níveis de temperatura e umidade são bons.

Para se ter uma ideia, um homem adulto perde cerca de 1,5 gramas de pele diariamente, o que serve de alimentação para cerca de uma milhão de ácaros! Entretanto, no mesmo local onde eles se alojam, eles, obviamente, depositam suas fezes. Cada um deles produz cerca de 35 bolotas fecais diariamente, de modo que suas excreções podem ultrapassar 200 vezes o seu peso durante a sua vida total. Por isso, dados revelam que o peso de um colchão pode aumentar em até 20% no período de quatro anos por causa da proliferação e do acúmulo de dejetos dos ácaros.

A matéria mucosa dessas fezes entranha-se nos materiais porosos e, com o tempo, se decompõe em partículas de tamanho bastante reduzido, presentes na poeira doméstica. Com a movimentação do ar, uma parte dessas partículas é lançada no ar ambiente, atingindo a mucosa respiratória dos seres humanos e provocando alergias nestes. Além das fezes desses animais, suas carcaças também provocam alergias no homem, visto que, nas estações mais secas do ano, muitos desses artrópodes encerram seu ciclo de vida.

Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/acaro.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acaro/acaro-4.php

E aí está o caramujo africano...




O caramujo africano (Achatina fulica) foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, por volta de 1988, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças.

Vejam os problemas que geram: causam doenças neurológicas como a meningite, embora dessa não tenha havido ainda registro no Brasil. Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país.

Onde pode ser encontrado?
O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos. Possui uma significativa resistência à seca e ao frio.

Trata-se de um molusco grande, terrestre e que quando adulto atinge 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, esse caramujo põe 200 ovos.

Como identificar o verdadeiro caramujo-gigante africano?
Como se sabe, os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc. Também são locais muito propícios os restos de construção, entulhos e, em especial, os tijolos furados.

Como exterminá-los?
Para exterminar os caramujos, mantenha-os dentro de dois sacos plásticos e pise em cima com calçado adequado (tênis ou botas) para quebrar as conchas. Outra alternativa e ferver os caramujos durante 50 minutos.

Após esses procedimentos enterre-os em valas de 80 centímetros, jogando cal virgem em cima dos caramujos mortos nos sacos (cuidado, pois a cal virgem é cáustica e queima, causando danos à pele). Depois cubra a vala com terra.

Atenção: essas valas devem estar distantes de poços ou cisternas. Caso tenha dúvidas sobre o melhor local para cavar a vala, consulte os órgãos de saúde ou de meio ambiente de seu município.

-> Lave as mãos após esses procedimentos!


Uma coisinha a mais...
as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio. Não coma, não beba, não leve a mão à boca durante o manuseio do caramujo.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/saude/caramujo.html &
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/829528-caramujos-africanos/

Nos menores frascos estão os piores venenos!




Sobre os escorpiões, motivo de medo para tantas pessoas, vai ai uma curiosidade.Esses artrópodes tem a potência de seu veneno medida pelo tamanho de suas garras, ou seja, quanto maior as patas menos toxico é o escorpião e se as garras forem pequenas e finas ele vai ser muito vevenoso!


Então se você for picado por um escorpião daqueles bem grandes...relaxa que você vive para contar a história.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escorpi%C3%A3o

Ladra de veneno!

Inseto joalheiro

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Formiga-tartaruga

Ao contrário do comportamento violento de algumas formigas, essa joga só na defensiva.
Elas são praticamente portas-vivas, usam sua cabeça para fechar o caminho para invasores.São bem preguiçosas e fazem seu ninho em buracos já existentes em árvores.
As mais cabeçudas são usadas como plugs e deixam apenas seus companheiros entrarem e sairem.Há várias formigas do gênero Cephalotes e são todas blindadas. Tá pra nascer um inseto que consiga penetrar nas defesas do ninho de uma Cephalote.



Fonte: http://www.oversodoinverso.com/5-animais-que-voce-nao-conhecia-2/

Aprendendo com o binarme: Sistema ambulacral.

Sistema ambulacral (ou ambulacrário) é um sistema de órgãos exclusivo dos equinodermos, que funciona como um sistema hidráulico, tanto na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.
O funcionamento do sistema ambulacral como peça locomotora é resumido no seguinte: a água penetra no sistema pela placa madrepórica e alcança vários canais pelos quais chega às ampolas, que quando são comprimidas enviam a água diretamente aos pés ambulacrais. Cilíndricos e fechados, esses "pés" se projetam para fora do animal, através dos poros presentes em seu esqueleto, promovendo dessa forma o deslocamento do indivíduo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_ambulacral

Por que as formigas não morrem cozidas no microondas?

Elas não morrem por causa do tamanho. As microondas (formadas por vibraçãode campos eletromagnéticos) aquecem os alimentos porque vibram as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afetadas pelas ondas, só que, geralmente, ficam caminhando sobre as paredes internas do forno. Essas são regiões onde não há emissão. Como o inseto é muito pequeno não é atingido.
Já as formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Como são muito pequenas e desidratadas, diminuem de tamanho, possivelmente nem sejam notadas. Porém existem algumas formigas que mesmo sobre o alimento sobrevivem; é porque as microondas não se distribuem igualmente no forno e deixam de atingir alguns pequenos pontos.

Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Dinheiro que vem do mar?


Bastante comum no Oceano Pacífico, esta espécie não ocorre em águas brasileiras.Recebe seu nome "moneta" justamente por ter sido usada como moeda por povos antigos, como os Chineses 1000 anos antes de Cristo e pelos habitantes de algumas ilhas do Pacífico e índico até os dias de hoje.Autores antigos como Morretes, 1949; afirmavam que a espécie ocorria em nossas águas. Isto se deve ao fato de exemplares terem sido coletados em Santa Catarina e na Bahia, nenhum deles coletado vivo.Mas não se sabe por que motivo, ninguém se lembrou de dois fatos bastante curiosos. Barcos que traziam escravos da Africa para o Brasil traziam grandes quantidades da concha, que até hoje podem ser encontradas em algumas praias da Bahia.Outro fato é seu uso por praticantes de Umbanda e Candomblé, que a usam em oferendas e no jogo de búzios.


Manual básico e rápido de como identificar moluscos

1. Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
Gastrópodes – concha com uma valva, geralmente hermafroditas, são terrestres. Ex. Caracóis.
Bivalves – conchas com duas valvas, são aquáticos. Ex. Mariscos e ostras.
Cefalópodes – concha interna ou ausente, são aquáticos. Ex. Polvos e lulas.

2. Distinguir entre molusco univalves e bivalves, considerando o seguinte:
a. A concha – o univalve tem apenas uma concha, os bivalves possuem duas conchas.
b. O corpo do molusco – os univalves vivem fora da concha, enquanto os bivalves vivem dentro dela.
c. Reprodução – os univalves são hemafrodidas, mas cruzam com o parceiro. Os bivalves botam ovos.
d. Movimentos – ambos se movimentam pelo pé, que serve para fixar ou movimentar o molusco.
e. Busca por alimento – os univalves vão à caça e os bivalves ficam à espreita, esperando o bote.
f. Auto-preservação – os univalves entram na concha, os bivalves se fecham firmemente.
http://www.especialidades.org/especialidades/6en/EN21.htm

Qual o maior molusco vivo?


O maior molusco que habita os aceanos é a lula gigante Architeuthis dux. Ele pode atingir até 20 metros e pode pesar cerca de 300 kilos. Seus olhos também estão entre os maiores do reino animal sendo do tamanho de um prato.Ela habita águas bastante profundas, com cerca de 1000 metros. A maior parte dos exemplares encontrados até hoje, foram achados mortos na praia ou arrastados por redes de pescadores. São o principal alimento das baleias cachalote. Na briga dos dois a lula deixa cicatrizes enormes na baleia, seus tentáculos possuem serras.Se você já imaginou aquelas famosas lulas fritas, fique sabendo que embora cada uma das rodelinhas tivesse o tamanho de pneus de carro, ela não é comestível, tem gosto de sabão.No Brasil o maior exemplar coletado tinha cerca de 2 metros e foi coletado por barcos de pesca de Santa Catarina.


Fonte: http://www.conchasbrasil.org.br/curiosidades/

Qual é a maior concha de molusco existente?


O bivalve chamado Tridacna gigas (Linnaues, 1758) possui a maior concha de molusco existente. Também chamado de concha assassina e comedora de homens, chega a medir 1,5 metros e pesar 230 kilos. Nativa dos aceanos Pacífico e Indico, é geralmente encontrada nos recifes de coral ou na areia. Sua grande concha é ainda hoje usada nas pias de batismo de igrejas. No Brasil, a maior concha pertence ao gastropode Adelomelon beckii , podendo atingir até 50cm.





Lagartas 'se disfarçam' de cobras para assustar predadores

Espécies desenvolvem 'olhos falsos' para espantar pássaros em florestas da Costa Rica.

Lagartas encontradas na Costa Rica 'se disfarçam' de cobras e de outros animais para amedrontar predadores, segundo um estudo publicado nesta semana pela revista especializada The Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com o estudo dos pesquisadores Daniel H. Janzen e Winnie Hallwachs, da Universidade da Pensilvânia, e John M. Burns, do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, centenas de espécies de lagartas e crisálidas de borboletas e mariposas apresentam olhos e escamas falsos, semelhantes aos de cobras e lagartos.

Segundo os pesquisadores, essas espécies evoluíram para explorar o instinto natural de animais, como os pássaros, de evitar predadores potenciais.

Eles acreditam que, sem tempo para checar se a ameaça é real ou não - sob o risco de ser "comido" se a ameaça for confirmada -, o pássaro foge assim que identifica os olhos ou as escamas.

Algumas espécies chegam ao ponto de "abrir" os olhos falsos quando o pássaro se aproxima ou de emitir um som semelhante ao de uma cobra.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/lagartas-se-disfarcam-de-cobras-para-assustar-predadores.html

Reparem com são magníficas essas imagens!

Está com frio?! Chame o Polvo-cobertor!

Também chamado de Polvo-véu, é o animal não-microscópico que mais apresenta diferença entre macho e fêmea. Isso porque o polvo macho mede 2,4cm e a fêmea mede 2m.
O Polvo-véu não usa tinta para se proteger, usa algo muito mais interessante. Ele basicamente expõe uma membrana gigante que se abre e o faz parecer o dobro do que realmente é.
Essa espécie também desenvolveu uma total imunidade contra veneno de água-viva e caravelas do mar e consegue amedrontar metade da vida marinha ao virar um pássaro-fantasma-nadador.


Fonte: http://www.oversodoinverso.com/5-animais-que-voce-nao-conhecia-2/


*Caso não consiga ver este vídeo aqui, clique e veja pelo YouTube!*

Polvo: um animal bem inteligente!! 2


O polvo, cefalópode invertebrado habitante dos oceanos, é um animal extremamente inteligente com grande volume cerebral e um sistema nervoso altamente complexo disperso por todo o corpo.

O polvo é capaz de desarrolhar tampas de frascos, decorar a sua habitação com belas pedras, conchas e pedaços de vidro colorido, esconder-se, resolver labirintos e problemas, distinguir padrões e formas, praticar aprendizagem por observação e mesmo brincar atirando garrafas ou objetos contra a corrente e apanhando eles em seguida.

Diversos estudos demonstram que estes animais com grande capacidade e delicadeza sensoriais são capazes de aprender, sentir dor, reter memórias e utilizar conhecimentos adquiridos para resolverem problemas.

Os polvos são capazes de planejar ações e de as executar de acordo com objetivos traçados de modo a favorecer a sua vida e a sua sobrevivência.

Tal como as lulas, os polvos conseguem mudar as suas cores e padrões desde o verde e azul até ao cor-de-rosa. Estas mudanças constituem um tipo de linguagem visual que inclui sinais para substantivos e verbos. As variações ocorrem conforme a época de acasalamento, comportamento, stress, intenção de comunicação mútua e servem também para localizar presas transparentes.

Fonte: http://happymomentum.blogspot.com/2007/05/inteligncia-do-polvo.html

Os diversos nomes das aranhas

- Aranha Armadeira (Phoneutria nigriventer): se chama assim por se apoiar nas pernas traseiras e levantar as pernas anteriores para dar o bote em seus possíveis predadores, de modo que as pernas traseiras funcionam como molas. Elas também são chamadas de aranhas das bananas.

- Aranha Viúva-negra (Latrodectus curacaviensis): se chama assim, pois, após a cópula, o macho acaba perdendo o bulbo copulador e morrendo. Isso faz com que pareça que a própria fêmea o mata.

- Tarântula (Lasiodora sp.): esse nome teve sua origem na cidade de Taranto, no sul da Itália, por causa de uma aranha europeia, cuja picada era capaz de produzir um estado de enfermidade grave, caracterizado por dores, febres, delírios, tremores e suores fortes. Essa aranha, no entanto, não é a mesma espécie que, na América, chama-se de tarântula (a aranha-caranguejeira), mas sim as aranhas atualmente pertencentes aos gêneros Hogna, Allocosa e Lycosa.

fonte: http://aquabiotech2.tripod.com/id12.html

Espécie em destaque. O caranguejo Yeti!

Uma peruca loira? Não! É o caranguejo Yeti!

Uma equipe internacional de cientistas anunciou recentemente a descoberta de uma nova espécie de caranguejo , cujas pernas são cobertas com longos pêlos amarelos pálidos.É um crustáceo com aproximadamente 15 cm descoberto em 2005 no Pacífico Sul a 1.500 km ao sul de Ilha de Páscoa a uma profundidade de 2,200 m.

Fonte: http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=2410


Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo