quinta-feira, 17 de junho de 2010

Super concha de molusco inspira novos materiais mais resistentes.

Nas profundezes das fontes hidrotermais Kairei, quatro mil metros abaixo da superfície do Oceano Índico, cientistas descobriram um molusco gastrópode cuja armadura poderá ajudar a melhorar equipamentos de carga e materiais de proteção usados em quase tudo, de aviões a equipamentos esportivos.

Em particular, os pesquisadores queriam descobrir quais são as vantagens que a estrutura oferece na proteção contra o ataque e a penetração de predadores.

Para testar as propriedades da concha, os pesquisadores realizaram experimentos que simularam ataques genéricos de predadores, utilizando modelos de computador e testes de perfuração.

Os testes de perfuração consistiram em atingir a superfície das conchas com a ponta afiada de uma sonda, medindo a dureza da casca e sua rigidez.

Entendendo isto eles poderão ter novas ideias sobre materiais ultra resistentes que poderão ser usadas em carros, caminhões, aviões e em várias outras aplicações.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que estão estudando as propriedades físicas e mecânicas do molusco públicaram os primeiros resultados em Janeiro desse ano, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-concha-molusco-inspira-novos-materiais-mais-resistentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo