sábado, 5 de junho de 2010

A rádula: milhares de dentes na "língua".


Na boca do caracol encontramos uma estrutura chamada rádula (do latim “raspador”) que está formada por uma série de dentes que deslizam sobre uma estrutura chamada odontóforo. A função destes dentes é raspar o alimento como uma lima, para depois ser introduzido ao tubo digestivo. Se dermos de comer a caracóis num local sem ruídos, e utilizarmos um microfone, poderemos escutar claramente um som similar ao de uma lixa.
A rádula é diferente de espécie para espécie e apresenta várias filas de dentes pontiagudos. O caracol de Borgonha, por exemplo, possui 200 filas de 128, ou seja 25.600 dentes, que atuam com movimentos longitudinais de vaivém. O odontóforo regenera de forma contínua esta estrutura radular.

Podemos afirmar que o aparelho digestório da maioria dos moluscos apresenta uma boca na parte ventral da região anterior seguida por uma faringe ou aparelho radular, em cujo interior se encontra a rádula, estrutura em forma de fita, quitinosa e denteada, que pode ser projetada através da cavidade bucal, saindo pela boca e retornando a mesma.

A rádula é um órgão típico e exclusivo dos moluscos, exceção apenas dos pelecípodos (:bivalvos), e varia muito nas diferentes espécies dependendo, normalmente, do tipo de dieta do animal. As espécies herbívoras usam a rádula para raspar algas de rochas e outros substratos e as carnívoras para penetrar a superfície de suas presas. Nos caracóis do gênero Conus, os dentes são alargados e afilados, com aspecto de um arpão, e na base possuem glândulas de peçonha, de modo que na captura das presas a injetam. Há espécies mortais para o homem.

Fontes:
BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6 ª edição. Roca Editora, São Paulo. 1029p. 1996.
BARNES, R.S.K.; CALOW, P.; OLIVE, P.J.W. Os invertebrados: Uma nova síntese. São Paulo: Ateneu, 1995. 526 p.
BRUSCA, R. C. & G. J. BRUSCA. Invertebrates. Sinauer Associates, Inc., Sunderland, USA. 922p. 1990.
STORER, T; Usinger, R. L; STEBBINS, R. C. & NIBAKKEN, J. W. Zoologia geral. 6. ed. Companhia Editora Nacional, 1991. 816P.
SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal - adaptação e meio ambiente. São Paulo : Santos, 600p. 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo