quarta-feira, 23 de junho de 2010

Por que os ácaros fazem mal ao ser humano?

Os ácaros são artrópodes microscópicos, que vivem de 2 a 4 meses, de modo que suas fêmeas colocam entre 50 a 100 ovos por mês. Esses animais têm uma preferência por ambientes escuros e úmidos, se alimentando de restos de comida, fungos, insetos e, principalmente, dos resíduos da descamação da pele humana e de outros animais. Esses resíduos, no caso do homem, são deixados em travesseiros, colchões, roupas, entre uma série de outros lugares. Portanto, para conseguir seu alimento, os ácaros se alojam nesses locais, onde os níveis de temperatura e umidade são bons.

Para se ter uma ideia, um homem adulto perde cerca de 1,5 gramas de pele diariamente, o que serve de alimentação para cerca de uma milhão de ácaros! Entretanto, no mesmo local onde eles se alojam, eles, obviamente, depositam suas fezes. Cada um deles produz cerca de 35 bolotas fecais diariamente, de modo que suas excreções podem ultrapassar 200 vezes o seu peso durante a sua vida total. Por isso, dados revelam que o peso de um colchão pode aumentar em até 20% no período de quatro anos por causa da proliferação e do acúmulo de dejetos dos ácaros.

A matéria mucosa dessas fezes entranha-se nos materiais porosos e, com o tempo, se decompõe em partículas de tamanho bastante reduzido, presentes na poeira doméstica. Com a movimentação do ar, uma parte dessas partículas é lançada no ar ambiente, atingindo a mucosa respiratória dos seres humanos e provocando alergias nestes. Além das fezes desses animais, suas carcaças também provocam alergias no homem, visto que, nas estações mais secas do ano, muitos desses artrópodes encerram seu ciclo de vida.

Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/acaro.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acaro/acaro-4.php

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Devido ao ácaro devemos estar sempre trocando colchões e travesseiros com um pouco de frequência.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo às dúvidas: os ácaros são mesmo da classe dos aracnídeos!

    ResponderExcluir
  4. Argg, eu tinha carpete e eu sou alérgico..era horrível..

    ResponderExcluir
  5. Meu sistema de limpeza pode eliminar a maioria dos ácaros e eliminas as principais fontes de alimentos.

    ResponderExcluir
  6. Arrgh,esses insetos devem estar a qualquer canto!Vou avisar o povo!

    ResponderExcluir

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo