sexta-feira, 4 de junho de 2010

'Pepino-do-mar usado para desenvolver plástico diferente.'





"Pesquisadores se baseiam em propriedades do pepino-do-mar para desenvolver plástico rígido que se torna flexível quando molhado. Tecnologia poderá ser usada em implantes cerebrais mais eficientes e com menor rejeição."

Achei isso SUPER interessante! Li que um grupo de cientistas nos Estados Unidos anunciou o desenvolvimento de um novo material com uma característica singular e que, por conta disso, pode se mostrar útil em aplicações diversas, especialmente na área médica. Trata-se de um plástico rígido que se torna flexível quando molhado – e que volta a endurecer quando seco. A inspiração para o trabalho, publicado na edição de 7 de março da revista 'Science', vem do pepino-do-mar, invertebrado muito comum no fundo do mar e capaz de alternar seu estado de rigidez quando ameaçado por predadores.

Veja: "O grupo liderado por Jeffrey Capadona, do Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular da Universidade Case Western, conseguiu adicionar nanofibras de celulose em uma mistura de polímeros elásticos. Ao se adicionar um solvente à mistura, a ligação entre as fibras é relaxada, deixando o material mais flexível. Quando o solvente evapora, a rede formada pelas nanofibras volta à cena, enrijecendo o material."

Fonte: http://aldeiajuridica.incubadora.fapesp.br/portal/pepino-do-mar-usado-para-desenvolver-plastico-diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo