segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cuidado com esses equinodermos!


O ouriço-do-mar é primo da estrela-do-mar. O corpo deste equinodermo geralmente é esférico, mas pode ser achatado nos ouriços-das-areia. O ouriço-do-mar é coberto de espinhos que medem entre alguns milímetros e 30 cm.
Dependendo da espécie, ele pode comer algas ou areia. Em alguns casos, pode também ser necrófago e se alimentar de animais mortos. A boca do ouriço-do-mar fica virada para baixo. Nos herbívaros, ela é provida de cinco dentes que formam a "lanterna-de-aristóteles, com a qual mastigam as algas.
A reprodução acontece dentro da água. As fêmeas põe seus ovos que, se forem fecundados pelo esperma dos machos, se transformam em embriões e depois em larvas. A larva nada durante algumas semanas e depois de fixa no fundo do mar ou sobre uma alga e se transforma em ouriço- do-mar.
Alguns ouriços-do-mar são muito apreciados pelo homem e constituem uma iguaria tão delicada quanto o caviar.

Atenção!!!
Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do-mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas.

Algumas espécies possuem ainda pequenas pinças (pedicelárias) que servem para defesa e para manter sempre limpa a superfície do corpo.

Por Alan e Maria Fernanda.

FONTE:
http://www.colegioweb.com.br/biologia/ouricodomar

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/equino/caract.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo