sábado, 19 de junho de 2010

Besouros estranhos


Besouro Leopardo (Penthea pardalis)

São chamados também de serra-paus. Sua coloração é bem viva com o corpo cheio de manchas que o ajudam a se camuflar na floresta. Seu corpo é comprido e achatado. O que mais se sobressai neste animal são as suas longas antenas divididas em vários segmentos e bastante sensíveis. Este besouro costuma viver sozinho, mas, em época de acasalamento sai a procura de uma parceira seguindo pelo cheiro da fêmea (feromônio) e nesta hora suas longas antenas entram em ação.


Besouro Rola-Bosta (Dichotomius schiffleri)

Eles fazem uma bolinha de esterco (cocô, mesmo!) de pelo menso 5 milímetros de diâmetro. Rolam esta bolinha até encontrar um lugar legal para enterra-la. A bola de cocô serve de alimento para o Rola-bosta, e a fêmea coloca seus ovos sobre a bolinha fedida para que suas larvas tenham o que comer quando nascerem… Ecaaa!


Besouro Girafa (Trachelophorus giraffa)

Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção. São insetos comuns em Madagascar, na costa africana, e só o macho tem o pescoço longo. Na época de reprodução eles enrolam folhas para que as fêmeas depositem os ovos.

Fontes: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/besouros.

http://diariodebiologia.com/2010/04/lista-dos-5-mais-besouros-mais-incriveis/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos brincar! Arraste o mouse no espaço abaixo